Reservas

Penha SC
 
 

A história de Penha é marcada por uma cultura singular. Por volta de 1777, os açorianos criaram estabelecimentos destinados a pesca e ao aproveitamento de baleias. Eram as chamadas “Armações”. Os espanhóis apoderaram-se do litoral catarinense, especificamente da Armação da Piedade, passando a usá-la em proveito próprio. Durante a invasão dos espanhóis, os portugueses (açorianos) se transferem da Ilha de Santa Catarina para a região do Itapocorói, levando equipamentos e mão-de-obra, o que lhes permitiu implantar a armação baleeira de Itapocorói, aproveitando a praia que era protegida do vento sul e segura para a navegação.

A caça a baleia predominou por muitos anos. Por volta de 1819 começa a reduzir o número de baleias na Costa Catarinense, e em 1825 a caça as baleias é extinta. A Freguesia (Distrito) de Penha foi criada em 23 de março de 1839, politicamente como parte do Município de São Francisco do Sul. Criado o Município de Itajaí, em 1859, Penha passou a ser Distrito deste. A elevação a categoria de município aconteceu em 21 de junho de 1958, pela Lei nº 348, desmembrando-se de Itajaí. A instalação aconteceu em 19 de julho de 1958, data oficial de aniversário de Penha.

Algumas manifestações tradicionais desta época hoje fazem parte da cultura popular do município, entre elas a Festa do Divino, que completou 178 anos em 2014. O município, além do turismo, tem entre as vocações econômicas a pesca e a produção de mariscos, da qual Penha é a segunda maior produtora nacional, com média de produção em torno de 3 milhões de toneladas por ano, entre mariscos, vieiras e ostras.

No ano de 1991, com a inauguração do Parque Beto Carrero Word, a cidade ganhou um grande impulso na atividade turística. O Parque Beto Carrero World cresceu, ganha novas atrações a cada ano e contribui para fazer de Santa Catarina o melhor destino turístico do Brasil por 7 vezes consecutivas, segundo leitores da Revista Viagem e Turismo (Editora Abril). Com isso, Penha entrou no cenário internacional do turismo graças as belezas naturais, cultura e diversão.

São muitas opções em praias, gastronomia, passeios, recantos naturais e hospedagem, que agradam aos mais variados estilos de visitantes. Encante-se com este Paraíso da Diversão!

 



Redes
Sociais
Localização

Hotel Estrela do Mar
Rua Inácio Francisco de Souza, 430
88.385-000 - Penha - Santa Catarina
Fones: (47) 3345 5497 - (47) 3398 0190 - (47) 9901 1019 reservas@hotelestreladomar.com